O quanto você se aceita?
A falta de auto aceitação, é uma das coisas que impede o sucesso no resultado do processo terapêutico.
Auto aceitação significa aceitarmos a nós próprios e estabelecermos conosco mesmos um acordo, do jeito que somos, com todos as fraquezas, falhas, erros, bem como com nossas melhores qualidades.
Se torna mais fácil, quando compreendemos que os atributos negativos fazem parte das características da personalidade, mas nós não somos esses atributos.
Muitas pessoas fogem da auto aceitação porque insistem em identificar-se com as falhas. Você pode ter cometido um erro, mas isto não significa que você seja o erro. Você pode não estar expressando a si mesmo de maneira plena e apropriada, mas isso não quer dizer que você não tem qualidades e valor.
É indispensável reconhecermos os erros e falhas para que possamos fazer o aprendizado, mas sem se identificar e se apegar.
Como seria, aceitar a si mesmo como você é? Começar do ponto que está, agora. Aprender a, emocionalmente, acolher as imperfeições. É importante reconhecermos, nossos “defeitos”, mas seria desastroso odiarmos a nós mesmos por causa deles. É mais construtivo estabelecer uma diferença entre seu “Eu” e seu comportamento.
Você já percebeu se criticando por ter simplesmente quebrado um copo? Já ouviu da sua mente frases como: Você faz tudo errado. Você não muda mesmo. Você está sempre magoando as pessoas.... Você diria estas afirmações para uma criança pequena a qual você ama muito? Então como pode dizer a você, que é a pessoa mais importante do mundo pra você, ao menos deveria ser. Se acolha nestes momentos e procure uma forma de como poderá fazer melhor da próxima vez.
Um aspecto fantástico de nos aceitarmos é que dificilmente vamos manter algum nível de culpa.
E sentir culpa é como andar em círculos, não saímos do lugar, não vamos a lugar algum, nada muda e tudo se repete.
Você não compreenderá as potencialidades e possibilidades inerentes a esse ser único e especial que é “você”, se insistir em voltar as costas para ele.
- Não desista de você.
- Se aceite.
- Se acolha.
- Fique do seu lado.
- Seja naturalmente você
Vou compartilhar contigo, uma aformação, que poderá utilizar todos os dia, em estado de presença, atenta, se ouvindo, diga: "Seu nome" você se ama e se aceita inteira e completamente.
Caso não tenha a faculdade crítica da mente, tão ativa, então poderá dizer: Eu me amo e me aceito inteira e completamente.
No Youtube eu tenho uma série sobre autoestima com muito conteúdo e práticas.
Também tem um vídeo, onde pode entender melhor sobre aformações.
Acompanha e aproveite lá, acesse o link abaixo!
Autoaceitação - Entenda mais
Meu abraço para você!