Ho'oponopono

Ho'oponopono significa resolver problemas  e/ou causar perfeição é um tesouro espiritual originário do Havaí, prática milenar baseada no amor e no perdão realizada pelos Kahunas que eram como sacerdotes ou xamãs havaianos, originalmente utilizavam o ho’oponopono para resolver conflitos nas aldeias.


Neste modo de vida, assumimos 100% da responsabilidade, por tudo o que nos acontece, por tudo o que percebemos em nossa realidade, inclusive pelos problemas das pessoas que chegam em nossas vidas.


A partir deste posicionamento interior, de total responsabilidade por absolutamente tudo, então nos perguntamos: O que está acontecendo em mim para que esta pessoa aja de determinada forma comigo. Em seguida começamos a repetir: Sinto muito, me perdoe, gratidão, eu te amo. A ordem em que cada afirmação é falada ou pensada, não tem importância.


Nós projetamos nosso conteúdo interior, os kahunas chamam de “pensamentos errados” nas outras pessoas, ou seja, o problema nunca é o outro, e sim, os programas internos de cada um de nós que rodam de forma automática e precisam ser “purificados” para que possamos nos sentir de outra forma e consequentemente vivermos uma realidade pessoal diferente.


Para isso, utilizamos dos desafios/problemas como oportunidade de purificação pessoal através de um processo interno auto direcionado. Não é uma técnica e apenas repetir o mantra ho'oponopono é adotar um modo abrangente de vida.


Nós somos perfeitos em essência, o elemento desencadeador (crenças/programas) que é o problema. Eu não preciso mudar, a pessoa não precisa mudar, no momento que eu purifico/dissolvo o programa/memórias que é elemento que nos conecta, assim, a situação tende a se reorganizar. 

Dou liberdade, ou seja, liberto a mim e a outra pessoa.


Todos os problemas começam com o pensamentos, que  estão impregnados de memórias(programas subconscientes). Quando fizemos o ho’oponopono, a Divindade purifica o pensamento doloroso, neutralizamos a energia que associamos ao problema/pessoa/lugar ou coisa.


Num primeiro estágio é feita a purificação desta energia, assim ela poderá ser liberada, neste ponto temos o vazio (ou ponto zero). No passo final, permitimos que a divindade se aproxime e preencha o vazio com luz. A limpeza do ho'oponopono é feita dentro do subconsciente, onde estão todas as informações (dados). O ho'oponopono é se apaixonar pelos dados, dizendo eu te amo, sinto muito.


Como eu me transformo para que o resto do mundo também mude? Fazendo por meio do Eu Te Amo, este é o código que libera a cura, utilizando em si mesmo.


Com esta maneira (kahuna) de encarar o mundo, o divino envia uma mensagem para a sua mente subconsciente, mas se memórias estiverem sendo reproduzidas, como quase sempre é o caso, não conseguiremos ouvir a inspiração de agir, assim a divindade não consegue transmitir nenhuma palavra.


As expectativas e intenções não exercem impacto na Divindade porque ela fará tudo à sua maneira principalmente, a seu tempo. Ou seja, a ansiedade que podemos gerar só adia os resultados que poderemos ter.


Na filosofia de vida do ho’ponopono da identidade própria, trazida ao mundo por Morrnah Simeona, nós temos as seguintes definições:

  • Mente consciente (mãe) faz ho'oponopono, disposto a iniciar o processo de purificação;
  • Mente subconsciente (criança) leva esta petição a divindade para resolver o problema;
  • Divindade (pai)  vem fazer a transmutação das memórias e as libera.

Quando a divindade faz a transmutação, nós acessamos um estado de vazio, de limite zero ou ponto zero, e neste estado recebemos inspiração da divindade, assim, aquele problema não nos incomoda como antes e conseguimos encontrar soluções que anteriormente não conseguíamos ver. 


Não é necessário saber qual é o problema, apenas dar nome para o que sente desconforto sobre a situação. Você observa o incômodo que tem e faz a  pergunta, exemplos: 

  • O que está acontecendo dentro de mim que se manifesta com a dor de cabeça na outra pessoa? 
  • O que está acontecendo dentro de mim que faz com que esta pessoa me aborreça? 
  • O que há em mim que está causando esta experiência nele?
  • O que está em mim que está causando este comportamento nele?

Sugestão de Como Realizar o ho'oponopono.

  • Assumir a responsabilidade, porque se está na minha realidade, ressoa comigo em algum nível;
  • Escolher um problema/situação que está te chateando, pensa a respeito, se conecta, não precisa analisar ou tentar entender. Comece aceitando acolhendo estas sensações e memórias/programas porque são gritos de socorro da criança interior que está trazendo estas memórias, pedindo que tu olha as purifique e cuide da criança interior;
  • Conecte-se com a sua parte mais elevada/divina, do jeito que achar certo;
  • Respire calmamente, consciente da respiração e do corpo, focado no aspecto que quer transformar/purificar;
  • Faça a pergunta, (o que em mim faz com que isso aconteça…) e comece a repetir em voz alta ou mentalmente as frases abaixo: Sinto muito; Me perdoe; Sou grata; Eu te amo.

Você irá sentir o momento ideal de parar, quando sentir que liberou a memória errada sentirá uma liberação feita pela divindade. Para cada pessoa e cada questão será de uma forma única. 

Experimente para ter a sua experiência!


No Youtube eu compartilho vídeos sobre este assunto, deixo abaixo o link de um deles.



Subscrição Realizada

Obrigado!